Descongestionante nasal em gotas faz mal?

Primeiro, é importante falar das conchas nasais, também conhecidas como cornetos, turbinas ou cartuchos.

Imagine o nariz como um cano: as conchas são como salsichas dentro deste cano. Elas ajudam a reter impurezas do ar respirado e, graças à sua rica circulação sanguínea, o calor do sangue aquece o ar respirado.

E se as conchas cresceram demais? Em vez de salsichas, agora são linguiças dentro do cano. Resultado: nariz entupido! As rinites são a principal causa do aumento das conchas nasais. Porém nas rinites de Gripes e Resfriados, passada a crise, as conchas voltam ao normal e o nariz desentope. Já nas rinites crônicas, como no caso da Rinite Alérgica, a inflamação permanece dia após dia e a concha pode aumentar de forma persistente.

Voltando aos descongestionantes em gotas: ao contrário do que muitos pensam, eles não são soro! Contém substâncias vasoconstrictoras, como a nafazolina e a oximetazolina, drogas potentes e de efeito quase imediato, que fecham os vasos sanguíneos das conchas, murchando-as e desentupindo o nariz. É claro que esta falta de circulação faz mal ao funcionamento nasal e, quando o efeito da medicação acaba, as conchas enchem-se novamente, por vezes mais do que estavam antes… Resultado: será necessário pingar cada vez mais gotas, várias vezes ao dia, para manter o efeito desejado. Isso é o que chamamos de dependência química ou, popularmente, de vício!

Portanto, se você está “viciado” nestas gotinhas, fica o alerta: você precisa se livrar deste vício. Procure seu otorrino e trate a real causa da sua obstrução nasal.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *