Nossa respiração é autolimpante

Os pelos que temos na entrada das narinas – e que muitos teimam em retirar por completo! – são o primeiro filtro, para impurezas maiores. As menores (poeira, mofo e até germes) vão grudar na mucosa, uma “pele especial” que forra o nariz e o resto da respiração e produz uma secreção chamada muco. O muco ainda ajuda a umidificar o ar que respiramos. Lembrem: o nariz, a garganta e os pulmões adoecem quando o ar está seco demais.

A mucosa possui estruturas microscópicas que “varrem” as impurezas na direção das narinas, formando aquelas “melecas”, e na direção da garganta, de onde são engolidas para que o ácido do estômago destrua a sujeira. Quando há impurezas maiores, dá vontade de espirrar ou tossir. As conchas nasais, também chamadas de cornetos, turbinas ou cartuchos, também são importantes para a filtragem nasal.

É assim que o ar chega mais limpo e úmido aos pulmões. É claro: quem mora em cidades com pouca umidade, quem usa muito ar-condicionado e quem trabalha, estuda ou mora em locais com muita poeira e poluição, precisará ajudar a limpar e umidificar sua respiração. Quer saber como? Leia os tópicos Como limpar minha respiração? e Como umidifico minha respiração?

Ah, importantíssimo: as gotinhas descongestionantes nasais não são indicadas para limpeza, podem ser prejudiciais e causar dependência! Sugiro o tópico: Descongestionante nasal em gotas faz mal?

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *