Dor de ouvido no avião. O que fazer?

Dor de ouvido no avião

Para entender por que os ouvidos podem doer durante o pouso e a decolagem dos aviões (ou na subida e descida das serras), você precisa entender o que é a tuba auditiva. Recomendo o tópico Para que serve a tuba auditiva?

Se os seus ouvidos doem, é porque suas tubas auditivas estão fechadas. Basta abrir a boca, bocejar, engolir ou mastigar (o famoso chiclete ajuda) para que as tubas se abram, regulando a pressão na orelha média e aliviando a dor. Mas isso só funcionará se seu nariz estiver respirando bem.

Portanto, você não deve embarcar com o nariz entupido, em meio a uma crise de rinite alérgica ou resfriado, por exemplo. Caso queira entender melhor a diferença entre as doenças acima, leia o tópico Resfriado, Gripe, Rinite ou Sinusite?

Se o embarque for inevitável em meio a uma crise de nariz entupido, não tem jeito: você terá que pingar uma gota descongestionante nasal, daquelas que desentope o nariz em poucos segundos, senão seu ouvido pode não conseguir regular a pressão e até estourar o tímpano. Ah, importantíssimo: as gotinhas descongestionantes nasais não são indicadas para limpeza e seu uso contínuo pode ser prejudicial e causar dependência! Sugiro o tópico: Descongestionante nasal em gotas faz mal?

Quando seus ouvidos doem mesmo sem estar com o nariz entupido e mesmo fazendo os exercícios de bocejar, engolir ou mastigar, pode ser que haja um desvio profundo do septo nasal ou algo obstruindo a região das tubas auditivas (que ficam lá no fundo do nariz). Marque sua consulta e vamos investigar! Ficou curioso sobre o desvio do septo? Leia o tópico Quando operar o desvio do septo nasal?

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *