
Se você não sabe o que é sinusite, sugiro a leitura dos tópicos Entenda os “seios da face” e a sinusite. e Resfriado, Gripe, Rinite ou Sinusite?
Em alguns casos, as sinusites podem tornar-se crônicas, isto é: a inflamação no interior do seio da face persiste por meses ou até anos. Com o tempo, isso leva ao acúmulo de secreções e à proliferação de germes no interior dos ossos da face, com escoamento de secreções para o interior da respiração, tosse e mau cheiro.
As sinusites crônicas podem levar à formação de pólipos, espécie de tumor benigno inflamatório que pode crescer e obstruir a aeração do seio da face e até mesmo a passagem da respiração. Nestes casos pode ser necessária a cirurgia do seio da face, que basicamente irá limpá-lo internamente, removendo mucosa doente, pólipos, secreções e reestabelecendo sua aeração.
Há casos excepcionais em que a inflamação do revestimento dos seios da face se torna algo irreversível e incurável mesmo com cirurgias. O cirurgião remove o material doente do interior do seio da face mas o processo inflamatório persiste e muitas vezes a limpeza cirúrgica precisa ser refeita periodicamente, sempre que o seio volta a obstruir ou acumular secreções ou pólipos.
A higienização da respiração e o uso de sprays de corticoide de forma contínua e diária são importantíssimos no controle da inflamação nas sinusites crônicas, evitando ou adiando uma cirurgia. É importante que você leia os tópicos Como limpar minha respiração? e Corticoide nasal faz mal?
É raro, mas pode ser necessário operar também uma sinusite aguda que não se resolva com o uso de antibióticos. Nestes casos, a cirurgia resolverá alguma complicação, como abscessos nos ossos da face, infecção ao redor do globo ocular ou até disseminação da sinusite para as meninges cerebrais.