Como limpar minha respiração?

A mucosa respiratória retém impurezas e umidifica o ar que respiramos. Quer saber como? Leia o tópico Nossa respiração é autolimpante.

Além das impurezas do dia a dia, precisamos limpar nossa respiração quando temos um resfriado, uma gripe, uma crise de rinite ou de sinusite, pois nessas doenças o nariz entope e acumula secreções, que podem ficar bem espessas. Caso queira entender melhor a diferença entre as doenças acima, leia o tópico Resfriado, Gripe, Rinite ou Sinusite?

A melhor forma de limpar nossa respiração é usando soro fisiológico (solução de cloreto de sódio 0,9%). Você até pode fabricar seu próprio soro: dissolva 9 gramas de sal de cozinha em 1 litro de água filtrada e fervida. Difícil né? Também acho. Bem melhor comprar pronto nas farmácias em garrafinhas plásticas.

Preciso aquecer o soro?

Em cidades de clima quente, dá até para usar na temperatura ambiente; senão, é bom que seja levemente aquecido até a temperatura corporal.

Como aplicar o soro no nariz?

Você que vai escolher sua forma preferida. O importante é usar! Com seringa, conta-gotas, aspirando da palma da mão ou até gotejando/esguichando direto do bico da garrafinha são formas possíveis. Há ainda frascos especiais que ajudam a escoar o soro para as narinas. E quem não conseguir de jeito nenhum? Sugiro a leitura do tópico Sprays e jatos contínuos de soro funcionam?

Quanto de soro aplico no nariz?

O suficiente para sentir que chegou até o fundo do nariz e desceu à garganta. Se engolir, não tem problema, seu estômago destruirá toda a sujeira, como já faz a cada vez que você engole muco ou saliva. Mas, claro: é melhor jogar fora da garganta pela boca ou assoar! É mito que o soro precisa entrar numa narina e sair pela outra e que é necessário aplicar com força! Sobretudo em crianças, a limpeza desta forma pode até causar otites médias! Quer saber melhor sobre este tema? Leia o tópico A limpeza errada do nariz com soro pode causar otite.

Quantas vezes aplico soro em meu nariz?

Sugiro ao menos duas limpezas ao dia:

1) Ao acordar (remover o excesso de muco que a respiração acumula durante o sono);

2) Ao fim do dia (remover a poluição e as impurezas que respiramos na rua, escola e trabalho).

Após faxinas, visita a obras/reformas ou outras atividades que envolvam poeira e poluição, nada melhor que uma boa limpeza com soro!

Porém o soro evapora… não ajudará a umidificar a respiração por muito tempo… Quer saber a melhor forma de umidificá-la? Leia o tópico Como umidificar minha respiração?

Ah, importantíssimo: as gotinhas descongestionantes nasais não são indicadas para limpeza, podem ser prejudiciais e causar dependência! Sugiro o tópico: Descongestionante nasal em gotas faz mal?

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *