Resfriado, Gripe, Rinite ou Sinusite?

Seu nariz é forrado internamente por um revestimento chamado mucosa nasal. Rinite é simplesmente a inflamação da mucosa nasal. Seu nariz entope, produz muito muco ao ponto de escorrer aquela secreção clarinha, a famosa coriza. Você dará alguns espirros, pois a inflamação incomoda seu nariz.

Veja que rinite é um termo genérico. Seu nariz inflamou por dentro? É uma rinite, independente da causa: mudança de clima, ar quente de um carro fechado ou fumaça, substâncias que lhe dão alergia, um produto químico de cheiro forte, um vírus ou uma bactéria.

Tanto o resfriado como a gripe são exemplos de rinites virais (causadas por vírus). O resfriado é causado por vírus menos potentes, que atacam só o nariz. Já na gripe, o vírus é mais potente e não fica só no nariz: causa dor na garganta, febre, moleza, dor no corpo e tosse. Em casos mais graves, pode produzir até otites e pneumonias . Portanto, a diferença entre resfriado e gripe está na intensidade dos sintomas e no grau de repercussão no resto do organismo. Dentre os vírus que podem causar gripes e até pneumonias, estão os famosos Influenza H1N1 e o Sars-Cov-2 ou “novo coronavírus”. Saiba mais sobre eles no tópico COVID19 e outras viroses respiratórias graves.

Os resfriados e as gripes, na maioria absoluta dos casos, não requerem tratamentos específicos. Basta esperar a virose passar, além de repousar, ingerir bastante líquido, alimentar-se bem e, no caso das gripes, tomar analgésicos quando a dor e a febre incomodarem. A limpeza respiratória com soro fisiológico auxilia a desentupir, desinflamar e remover as secreções nasais. Saiba mais em Como limpar minha respiração?

Por sua vez, quando a rinite é causada por uma reação alérgica ao mofo, poeira, ácaros ou outras substâncias alergizantes, temos a famosa Rinite Alérgica. Os sintomas serão idênticos ao de um resfriado, pois, independente da causa da rinite (seja vírus, seja reação alérgica), o nariz inflamado produzirá os mesmos sintomas. A maior diferença é que na rinite alérgica costumam ocorrer crises de espirradeira e muita coceira: o alérgico reclama que coça tudo – o nariz, o rosto, os olhos, os ouvidos, a garganta… E, diferentemente da rinite do resfriado, que vem e vai embora depois de alguns dias,  na rinite alérgica o paciente costuma ter crises quase todo dia ou toda semana: basta entrar em contato e respirar o que provoca sua crise alérgica.

O tratamento da Rinite Alérgica depende da recorrência e da intensidade das crises. Para entender melhor, sugiro o tópico Rinite Alérgica – o que preciso saber?

Por fim, a sinusite é a inflamação da mucosa que forra os “sinus” ou “seios” da face (sinus é uma palavra do latim que significa seio ou cavidade). Quando temos uma rinite, seja qual for a causa, é bem comum que a inflamação se alastre até os seios da face e comece uma sinusite, ou, como prefiro, uma rinossinusite. Para entender melhor esta doença, é necessário compreender Entenda os “seios da face” e a sinusite.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *